Considerando que a dor é o sintoma mais incapacitante encontrado na grande maioria das doenças e que com o passar dos anos provoca alterações de sensibilidade em toda a maquinaria cerebral, em decorrência do aumento de doenças crônicas como câncer, diabetes, fibromialgia e doenças infecciosas, destacando-se o COVID-19 e Chicungunha, promover a socialização científica e o debate sobre os avanços e perspectivas na prevenção e tratamento da dor se torna extremamente necessário.
Nesse contexto o II SIMPÓSIO PARAIBANO DE DOR se propõe a ser uma conferência profissional multidisciplinar para discussão dos avanços e perspectivas no universo da Medicina da Dor. É uma ação além de ensino, uma ação humanitária e uma atividade multidisciplinar.
A Medicina Intervencionista da dor é a área da medicina dedicada ao alívio da dor e à melhora da qualidade de vida dos pacientes que convivem com a dor crônica. Auxiliando o paciente a maximizar a sua vida, ou seja, sua produtividade e lazer, aspectos que ficam prejudicados pela dor. Assim, o atendimento ao paciente deve ser global, utilizando as mais avançadas intervenções, especialmente projetadas com a mais alta tecnologia para o alívio da dor, além dos recursos convencionais já utilizados por especialidades médicas e não médicas, o que compõe o tratamento multimodal e multiprofissional.